Alimentação na Gravidez

Ao cuidar da sua saúde você vai estar cuidando, consequentemente, da saúde do seu filho. Tudo o que você consome vai ser transmitido ao seu bebê, por isso não coma nem beba nada que possa prejudicar o pequeno. Uma das coisas mais importantes que uma mãe deve fazer pelo seu filho é ter uma boa alimentação na gravidez.

Você deve fazer uma dieta equilibrada (aumentando a ingestão de legumes crus e frutas frescas e reduzindo os alimentos açucarados, salgados e de conserva) e tomar as vitaminas e suplementos minerais recomendados pelo seu médico.

Além de aumentar a quantidade de ferro e de ácido fólico ingeridos você também vai precisar de mais proteínas. Evite os ovos crus, as carnes de conserva, batatas fritas, frutos secos salgados, molho de soja e quantidades excessivas de mostarda e de molho de tomate.

Beba sucos puros da fruta, evitando aqueles de pacote que não são 100% da fruta. Álcool nem pensar! Mesmo sendo apenas um copo de vinho diariamente ou até algumas vezes por semana pode fazer mal ao seu bebé, por isso é melhor evitar o álcool completamente durante a gravidez.

Tudo que você beber vai direto para a corrente sanguínea do bebê através da placenta, e terá o dobro do efeito no sistema dele. Beber álcool excessivamente põe o feto em risco de sofrer da síndrome fetal alcoólica (SFA), que provoca atrasos no crescimento e na função mental, cabeça de tamanho reduzido e malformações faciais e cardíacas.

Os efeitos do álcool são diferentes para cada mulher e cada bebê, mas cerca de 40% dos bebês cujas mães beberam muito durante a gravidez são afetados pela SFA. Esta doença não tem cura e os bebês sofrerão com outros vários defeitos congênitos, físicos e mentais, relacionados com o álcool.

A cafeína é outra grande vilã! Estudos sugerem que a cafeína (presente no café, chá e chocolate quente) pode aumentar o risco de aborto. A maioria dos médicos recomenda que as futuras mamães evitem tomar mais do que uma a duas xícaras de bebidas com cafeína por dia e sugere que tente eliminar essas bebidas por completo.

As bebidas não alcoólicas, com elevado teor de açúcar e baixo teor de nutrientes essenciais, podem causar aumento de peso. Então beba água, suco de fruta e leite. Na maioria das vezes, os chás de ervas não farão mal para o seu bebé, mas por via das dúvidas fale antes com o seu médico.

Está grávida e não sabe qual a alimentação adequada a ter?

Evite os seguintes alimentos e bebidas:

  • Carne mal passada, [risco de toxoplasmose];
  • Marisco [salmonelas];
  • Café, chá, bebidas com gás e bebidas alcoólicas;
  • Queijo de leite não pasteurizado. Corre o risco de contrair brucelose.

O que deve fazer

  • Cozinhe bem os alimentos,
  • Se consumir alimentos crus devem lave muito bem;
  • Consuma muita água (Aproximadamente 1,5 L);
  • Beba muito leite, pois o seu bebê precisa de cálcio;
  • Evite gorduras de carnes;
  • E não consuma alimentos bastante condimentados

Alimentos recomendados durante a gravidez

  • Leite, iogurte, queijo e manteiga, (porque contém cálcio);
  • Carne, peixe, ovos (contém proteínas);
  • Ervilha, feijão, grão( forte em proteínas vegetais);
    Consuma fruta e vegetais em todas as suas refeições (Porque contém vitaminas e sais minerais);

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *