Alimentos para o cérebro: saiba quais os melhores!

A alimentação é um fator de extrema importância para o nosso desenvolvimento físico e mental. E nem todos são bons alimentos para o cérebro. As propriedades de certos alimentos fornecem energia para que o corpo desenvolva suas funções corretamente e de forma adequada.

Uma alimentação correta pode melhorar até mesmo a capacidade mental. Existe, pelo menos, cinco alimentos que aumentam a atividade cerebral sem elementos químicos. São eles: espinafres, grãos de café, lentilhas , nozes e as sardinhas. Adicionar cada um deles em sua rotina alimentar trará benefícios para a sua saúde, como abordaremos abaixo.

Espinafre

Considerada uma verdura saudável, pesquisadores afirmam que se você digerir mais folhas verdes irá aumentar e promover a sua capacidade mental, por isso é tão importante incluí-lo em sua rotina alimentar.

Nozes

Incluir este fruto seco em seu plano alimentar aumenta a atividade mental. As nozes contém ácidos gordos e uma mistura de antioxidantes, importantes para o funcionamento do corpo. Elas são nutritivas e uma ótima opção de lanche, você pode comer algumas no meio da tarde para que possa aumentar sua capacidade mental e física e sentir-se saciado.

Sardinha

É um peixe rico em ômega 3, que melhora a conexão entre células cerebrais e regula a função mental. Uma opção de consumo é em forma de patê para ser saboreado com um sanduíche, fornecendo uma boa porção de energia ao seu cérebro.

Grãos de café

Alimentos que contenham grãos de café, como o próprio café, chocolate preto, entre outros, são estimulantes cerebrais saudáveis, isto é, desde que seja grãos de café sem qualquer outro aditivo.
Lentilhas

Elas são uma fonte nutricional que ajuda a diminuir níveis de aminoácidos e assim a deterioração cerebral é menor.

Plano alimentar

Agora que já sabe quais alimentos são mais efetivos para potencializar a sua atuação cerebral é necessário incluí-los em sua rotina alimentar. O primeiro passo é verificar se todos podem ser consumidos por você ou se possui alguma alergia.

Vale ressaltar que não é necessário consumir todos eles diariamente. Você pode incluí-los em dias diferentes e em porções suficientes para atuarem na sua estimulação cerebral. Consumir em abudância não trará o resultado esperado.

Uma sugestão é que você procure uma profissional da saúde para que monte um cardápio saudável. Ele deve ser o ideal considerando sua idade, altura, peso e atividades desempenhadas ao longo do dia. Diga ao profissional a sua vontade e o motivo de inserir estes alimentos no seu plano.

Movimente-se

Para potencializar os resultados positivos do seu plano alimentar é indicado que pratique regularmente uma atividade física. Além disso, ela também será responsável por proporcionar mais qualidade de vida e saúde mental para você, devido a oxigenação no cérebro.

Procure realizar algum exercício ao ar livre e que siga uma rotina de realização, por exemplo, uma caminhada três vezes na semana, ou um percurso de bicicleta de uma hora por semana. Escolha o
que mais te agrada.

Aproveite o melhor da sua saúde

Seguir todas as nossas dicas irá ajudá-lo a aproveitar o melhor da sua saúde, e o melhor, sem necessitar da ingestão de substâncias químicas que podem ser nocivas ao corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *