Saiba como ter um cabelo saudável: dicas práticas!

Cada parte do nosso corpo merece atenção especial para garantir que estejam e permaneçam bonitas e saudáveis. Assim como cuidamos da pele, também precisamos estar atentos ao nosso cabelo.

Os nossos fios são responsáveis por grande parte do nosso visual e são grandes espelhos do nosso corpo, ou seja, problemas com o cabelo podem indicar que algo não esteja funcionando corretamente.

Você gosta de manter seu cabelo bonito e saudável? Então aproveite nossas dicas para potencializar os seus cuidados.

Dicas para conseguir um cabelo saudável

  • Antes de lavar o seu cabelo com shampoo é ideal que escove-o, porque irá promover o fluxo sanguíneo até aos folículos, removendo as substâncias acumuladas e permitindo que ele cresça saudável. O processo de pentear deve ser repetido pelo menos três vezes ao dia, porque ativa o fluxo sanguíneo no couro cabeludo.
  • É essencial que você tenha uma escova adequada para pentear o seu cabelo. Evite usar escovas com cerdas plásticas, opte por cerdas naturais para escovar, porque elas aumentam o brilho dos fios.
  • Troque as almofadas de algodão por peças de seda, assim o seu cabelo ficará ainda mais saudável. O mesmo acontece com as toalhas, pois o algodão absorve a umidade que os seus fios têm, deixando-os desidratados, em contrapartida, o algodão faz com que o seu cabelo se enrole mais.
  • Sabia que a toalha em que enrola o seu cabelo após o banho pode prejudicar a saúde dos seus fios? Pois é! Isso deve-se ao facto de ao enrolar o cabelo na toalha ele acaba por ficar desidratado devido à falta de respiração. Por isso o melhor que tem a fazer é enrolá-lo numa t-shirt velha.
  • Use produtos específicos para as necessidades dos seus fios. Ou seja, se precisam de hidratação ou de tratamento para a queda, por exemplo. Você pode buscar um profissional para orientá-la na escolha.
  • Ao secar o cabelo, evite friccioná-lo na toalha. Seque sem esfregar os fios, porque o movimento aumenta os casos de frizz.
  • Deixe os fios secarem naturalmente. Chapinha e secador por conta da temperatura acabam queimando seu cabelo.
  • Lave sempre na água fria, porque a quente abre os poros capilares, deixando-os mais suscetíveis aos agentes naturais, como o sol e vento.
  • Siga uma rotina de hidratação para manter seu cabelo sempre saudável. Escolha um produto e faça um cronograma a ser seguido, assim você garante mais qualidade de vida aos fios.
  • Nunca prenda seu cabelo molhado, porque os fios não conseguem secar e prejudicam a sua saúde capilar.
  • Visite regularmente um profissional. Apesar de conhecermos nosso cabelo, é sempre recomendado uma opinião um cabelereiro que realmente cuide de nossos fios.

Coloque em prática

Aproveite todas as nossas dicas e coloque-as em prática para ter um cabelo mais saudável e com brilho. E não esqueça de cortar regularmente o cabelo, para dizer adeus as pontas duplas que impedem o crescimento. Verifique quais as suas necessidades e crie cronogramas de cuidado, para garantir que sempre esteja tudo em ordem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *