Como lavar pincéis de maquiagem

Limpar Pincéis de maquiagemA boa higienização dos pincéis é importante não só na hora de fazer a maquiagem – visto que, com o passar do tempo e a falta de cuidado, os mesmos acabam acumulando resíduos de aplicações anteriores – mas, também, porque ajuda a aumentar o tempo de durabilidade deles, além de evitar alergias. Existem basicamente duas maneiras de lavá-los, ambas muito simples e práticas.

A higienização é rápida e aumenta a durabilidade do produto.

A primeira delas é a lavagem com xampu, a qual consiste na aplicação de algumas gotinhas do produto (que preferencialmente deve ser neutro ou infantil), ou de sabonete líquido, seguida de massagem das cerdas – lembrando que o pincel deve estar molhado quando o xampu for aplicado. A segunda maneira de higienizar o pincel de maquiagem é usar sabonete em barra, passando cuidadosamente as cerdas do pincel sob o sabonete, a fim de não emaranhá-las.

Após a aplicação do sabonete/xampu, deve ser feita uma massagem na palma da mão, com pequenos e leves movimentos. No lugar do xampu pode ser usado sabonete líquido, com os mesmos procedimentos. Na hora de enxaguar, o uso de papel toalha resolve o problema. O mesmo, entretanto, não deve ser usado com economia, é preciso usar vários papéis, até que o pincel fique bem seco. Se não houver pressa, a secagem pode ser ao natural, deixando-se o pincel em repouso em um copo com os fios virados para cima, por exemplo.

Não é indicado o uso de secador de cabelo para acelerar o processo, pois o mesmo danifica os fios, assim como o pincel não deve ser guardado até que não esteja completamente seco. Caso haja muita urgência, recomenda-se que o secador seja usado com o ar morno e que as cerdas sejam secas de cima até a extremidade – sentido que também deve ser usado na hora da lavagem.

Outra coisa que pode se feita a fim de manter os pincéis de maquiagem bem cuidados é o uso de condicionador. Nesse caso, uma pequena gotinha já é suficiente para mantê-los mais sedosos e macios. Quanto à periodicidade das lavagens, essas podem ser feitas uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo também da frequência com que o pincel é usado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *