Aprenda como prevenir cãibras: dicas simples e práticas

Quem nunca sentiu cãibra e não sabia o que fazer? Aquela dor súbita e sorrateira aparece quando menos imaginamos e nos deixa perdidos. O principal fator das cãibras é a falta de sais minerais, potássio, exposição excessiva ao sol, esforço prolongado e intenso. Saiba como prevenir cãibras para não ter um mau dia.

Sabia que as mulheres que já estão na menopausa, têm uma maior probabilidade de sofrer cãibras, isto porque os níveis de estrogénio diminuem. Ninguém merece ter que lidar com mais um problema neste período, não é mesmo?

Causas

Há algumas causas mais comuns de cãibras, entre elas: estreitamento das artérias; compressão do nervo; diabetes; deficiência de potássio, cálcio ou magnésio; alcoolismo; doenças do fígado ou neurológicas.

Se você não se enquadra em nenhum desses casos, então saiba que há ainda alguns fatores que aumentam os riscos de cãibras, como a idade avançada, desidratação, gravidez, anemia, fratura óssea e sedentarismo.

Neste artigo iremos dar dicas simples e rápidas saber como prevenir cãibras. Tome nota e mude seus hábitos.

Saiba como prevenir cãibras

  • Faça uma massagem em si mesma, antes de deitar e até mesmo quando você acordar. É importante para estimular a circulação. Utilize óleo de alecrim diluído em amêndoas. O óleo é ideal para fazer uma massagem estimuladora da circulação.
  • Para diminuir as suas cãibras consuma mais cálcio, potássio e zinco. Para evitar as contrações musculares consuma vitamina B (exemplo: levedura de cerveja). Já para melhor a saúde dos seus vasos sanguíneos consuma vitamina E (exemplo: óleo de gérmen de trigo).
  • Coma algas, porque são os alimentos mais ricos em potássio. Pode colocá-las em uma sopa, saladas ou arroz. Outro alimento que também é rico em potássio é a banana, por isso inclua em sua rotina alimentar.
  • Insira em sua alimentação fruta, verduras e legumes, porque eles são fontes de vitaminas e sais minerais. Eles ajudarão no bom funcionamento de seu músculo.
  • Mantenha-se sempre hidratado e consuma pelo menos dois litros de água diariamente.
  • Pessoas que praticam atividades físicas devem repor o sódio e potássio do corpo, por isso invistam em isotônicos.
  • Pratique uma atividade física regularmente. Aos poucos, vá aumentando seu ritmo para que seu corpo acostume-se com o exercício.
  • Escolha o sapato ideal para a prática esportiva, para evitar problemas futuros. Se trabalha em pé ou passa longos períodos do dia em pé é necessário escolher algo confortável.
  • Adicione em sua rotina alimentar: amendoim, abacate, cenoura, chá preto, brócolis, azeitona, bacon, carne seca, amêndoa e castanha do Pará.
  • Beba muito leite, porque ele também é um ótimo alimento contra as cãibras.
  • Faça exames de sangue regularmente para garantir que todos os nutrientes que necessita estão com taxas adequadas em seu corpo. Se houver alguma alteração é necessário alterar a sua rotina alimentar.

Médico

Caso esteja frequentemente lidando com cãibras é importante que procure um médico para verificar as causas. Como leu anteriormente os motivos que podem ocasionar as cãibras são variados e é importante saber qual está ocorrendo com você.

Mude seus hábitos e diga adeus as suas cãibras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *