Saiba como ter uma boa digestão: dicas práticas que vão ajudar você!

Nosso corpo é regido por muitos processos. Para nos manter vivos é importante que todos eles funcionem perfeitamente e em sua totalidade. Entre esses processos temos a digestão, que é responsável por separar as vitaminas e nutrientes dos alimentos que comemos. Saiba como ter uma boa digestão cumprindo apenas algumas dicas básicas que temos para você.

Uma boa digestão é algo que pode salvar muitas vidas, porque precisamos dos nutrientes provenientes dela para realizar outros processos em nosso corpo. Se ela não estiver funcionando bem podemos sentir muitos incômodos.

Separamos neste artigo algumas dicas para ter uma boa digestão e aproveitar o máximo dos alimentos que consumir, mantendo a sua saúde em dia.

Como ter uma boa digestão: dicas

O ponto número um de uma boa digestão é digerir bem os alimentos, ou seja comer com calma ajuda a que a sua digestão seja bem-feita, porque desta forma o estômago vai ter de digerir pedaços de comida mais pequenos. Há profissionais que indicam que o alimento seja mastigado pelo menos trinta vezes.

Evite ingerir alimentos que são muito ácidos para o estômago, ou até muito picantes ou salgados. Comidas deste tipo prejudicam a alimentação e muitas vezes são causadoras de doenças como azia e má digestão.

Metabolismo durante a noite

Durante a noite o seu metabolismo fica mais lento, por isso o seu jantar deve ser mais leve que o almoço. A não ser que não vá deitar durante algumas horas após ter terminado a refeição. Mas mesmo assim é preferível comer algo depois do que exagerar no jantar.

Quem segue planos alimentares feitos por profissionais geralmente fazem a ceia após o jantar. Essa ceia é feita com algo líquido que ajuda a manter o corpo alimentado sem a necessidade de uma refeição pesada.

Alimentos certos

Cereais, pão, aveia e alguns outros alimentos que contém fibras são uma grande ajuda na digestão. Mas a alimentação não é a única que pode melhor o processo, fazer exercício e beber dois litros
de água diariamente são outras grandes ajudas para evitar este problema.

Alguns chás também devem ser ingeridos meia hora antes das refeições para que ajudem na digestão. Já na parte de bebidas é importante que não beba álcool, pois não ajuda na digestão. Ele ainda faz com que você ganhe peso e faz mal ao seu estômago, podendo provocar doenças.

Profissional

Se você possui algum problema de estômago como refluxo, gastrite ou azia é necessário que faça um acompanhamento médico com a indicação de um plano alimentar que não piore seu quadro. É necessário adequar sua alimentação para que os efeitos da doença sejam reduzidos.

Além das pessoas que sofrem de algum problema com o estômago, o cuidado com a digestão deve ser tomado por todos, afinal, é um processo importante no desenvolvimento físico.

Procure um médico que possa verificar como está sendo realizado o seu processo de digestão e verifique a necessidade da mudança de um plano alimentar, rico em fibras e minerais.

Siga todas as orientações e tenha sempre mais qualidade de vida, proporcionada por uma boa digestão, que seja rápida e eficiente, aproveitando ao máximo o que os alimentos podem oferecer para o organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *