Curiosidades sobre cabelos: saiba o que é mito

Ouvimos tantas histórias contadas pelas nossas avós e mães de curiosidades sobre cabelos. Elas são repetidas tantas e tantas vezes que acabamos acreditando. Fruto das crenças populares, ou por falta de esclarecimento o que não é verdade torna-se regra para nós.

Mas chega de acreditar em inverdades. Confira algumas das crenças mais comuns sobre cabelos e descubra a verdade sobre elas.

Arrancar um cabelo branco faz nascer ainda mais no lugar desse.

Mentira: os cabelos brancos resultam da queda de produção de melanina. Quando nasce um cabelo branco é natural que nasçam vários, já que a melanina diminui. Daí o mito.

Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos.

Falso: A água da lavagem não se infiltra na raiz dos cabelos e permanece por lá, ela seca como no resto da pele do corpo.

Lavar o cabelo enquanto estiver menstruada faz mal à saude.

Mentira: não faz absolutamente mal nenhum. Este mito é resultado de crenças da antiguidade relacionadas a fragilidade que a mulher atravessava durante a menstruação.

Cortar o cabelo faze-o crescer mais forte.

Mito: Cortar o cabelo deixa-o mais saudável e bonito, porque elimina as pontas finas e duplas, mas não influencia em seu processo de crescimento.

Lavar a cabeça com água quente provoca a queda dos cabelos.

Mentira: a temperatura da água não deve ser muito quente para não provocar lesões na pele, mas em nada influencia a queda do cabelo.

Caspa é sinal de sujeira no cabelo.

Mentira: a caspa é apenas um dos sintomas da dermatite seborreica, uma doença que não está relacionada aos hábitos de higiene da pessoa.

Boné faz o cabelo cair.

Mentira: em nenhuma circunstância o uso correto de boné faz o cabelo cair. O que acontece é que há pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia todo, agravando algumas condições capilares que provocam a queda dos cabelos.

Cortar o cabelo quando estiver menstruada deixa os fios mais grossos, aumenta a queda e seu tipo de madeixa muda de liso para cacheado ou vice-versa.

Mentira: de modo algum cortar cabelo durante o ciclo menstrual afetará a saúde dos fios.

Colocar anticoncepcional no shampoo acelera o crescimento dos cabelos.

Mentira: Os hormônios femininos não fazem o cabelo crescer mais rápido, ainda mais desta forma, que não ocorre absorção de suas propriedades pelo fio.

Não secar os cabelos após o banho aumenta a queda

Mentira: imagina como seria a vida dos nadadores se este fato fosse verdade? Eles precisariam viver com toalhas e secadores.

Cortar os cabelos durante a época de lua cheia e crescente faz com que eles cresçam ainda mais.

Mentira: não há nenhuma comprovação científica entre a relaçao do corte de cabelo, o crescimento e a fase da lua

Pintar o cabelo desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos.

Mentira: Nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz. Geralmente quem começou a pintar os cabelos mais cedo, o fez porque tinha tendência hereditária ao surgimento de fios brancos.

Verdade

Como está se sentindo agora que sabe a verdade sobre os fatos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *