Exercícios para grávidas: descubra quais pode e deve fazer

Com o passar do tempo o corpo das mulheres grávidas vai mudando e por vezes essas mudanças são um pouco incômodas. Uma dica para melhorar este estado é fazer exercícios que ajudam a aliviar as dores e desconfortos da gestação. Veja então os exercícios para grávidas que pode fazer de acordo com o seu tempo de gravidez.

Muito mais que ajudar a aliviar as dores, a grávida que pratica exercício durante a gravidez terá menos dores durante o parto, e terá mais facilidade em ganhar a sua forma antiga de volta após o parto.

Atividade física

Talvez você esteja pensando apenas em exercícios com água, como natação, mas na verdade existem diversas atividades físicas que as grávidas podem praticar sem colocar em risco a saúde dela e do bebê.

Alguns exemplos são a caminhada, alongamentos, hidroginástica, pilates, entre outros. Mas cada um destes exercícios não deve ser feito sem supervisão de alguém, além disso eles não podem ser feitos sem normas, ou seja, deve ter um horário e não o ultrapassá-lo para que não se esforce muito.

Pilates

O pilates é um dos esportes preferidos das grávidas, e mesmo de quem não é gestante. Trata-se de um exercício que alonga e fortalece os músculos do abdômen, dos glúteos e parte interior da coluna vertebral.

Ao realizar este tipo de exercício as grávidas não têm tantas dores quando estão no parto, porque vão utilizar esta técnica para fazer o bebê sair mais facilmente através de contração do útero e da pressão abdominal.

Assim como dito anteriormente, a prática deve ser supervisionada por um profissional capacitado. Assim ele indicará a intensidade do treino e quais as posições que a grávida poderá fazer.
Com o passar dos meses de gestante é normal que a mulher fique um pouco mais limitada, não conseguindo ter tanta elasticidade e realizar posições mais difíceis.

Opções

Se o pilates está fora de cogitação para você, a sugestão é que busque outra modalidade que agrade. O importante é ter uma prática constante e que seja benéfica para a mulher e o bebê.

Converse com seu médico e explique a vontade de realizar uma atividade física. De certeza ele saberá indicar a melhor para o seu corpo e para o seu tipo de gravidez.

Atenção

Mulheres que estão enfrentando gravidez de risco não devem realizar a prática de exercício físico, é imprescindível que permaneça em repouso absoluto para não colocar em risco a vida do bebê e da própria mãe.

Em caso de outras complicações também evite os esforços e prática de qualquer atividade física para não comprometer a gestação.

Viva bem

Lembre-se que além da prática de atividade física é importante que a mulher regule a alimentação e ingestão de água. Esses dois fatores são responsáveis em potencializar os efeitos positivos da atividade física. Assim proporcionarão mais vitalidade e disposição para a grávida.

Aproveite muito os nove meses de gestação e viva todos os momentos ao lado de seu bebê. Mantenha-se sempre atenta aos sinais de seu corpo. E vá regularmente em um médico para garantir a sua saúde e do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *