Manicure em casa: tudo o que precisa saber para não perder horas nos salões de beleza

Tratar das mãos e unhas em casa não é nada complicado. Basta ter o material necessários e algumas noções que vamos dar a você nas dicas que se seguem. No entanto fazer manicure em casa pode ser muito entediante. E só as mulheres sabem o quanto é, não é mesmo? Porém, tem que fazer e não pode desanimar. Antes de qualquer coisa você precisa saber de quatro cinco passos essenciais para não fazer besteira.

Kit de manicure em casa

Primeiro de tudo, toda mulher tem que ter seu próprio kit manicure. Ele custa um pouco caro, mas vale a pena, porque é um investimento único. Qualquer kit de manicure que se preze deve conter: lima de cartão, lima de metal, alicate para cutículas, espátula para cutículas, paus de laranjeira, creme hidratante para mãos, algodão, removedor de verniz, verniz base fortalecedor e verniz colorido a gosto.

Itens do kit manicure

  • Removedor de esmalte
  • Tesoura
  • Lixa de unha
  • Creme amolecedor de cutícula ou hidratante
  • Alicate
  • Pauzinho de laranjeira
  • Base fortalecedora
  • Algodão
  • Óleo secante ou spray

1º passo

Em primeiro lugar há que remover, com algodão embebido em removedor de verniz, qualquer resto de verniz que estas possam conter.

2º passo

De seguida, com a lima de cartão dá-se à unha o formato e comprimento desejado. A lima de metal serve para trabalhar os cantos das unhas, dando-lhes forma e arredondando-os para que não arranhem.

3º passo

Depois das unhas de ambas as mãos estarem com o formato e comprimento que deseja é a vez de tratar das cutículas. Para isso é necessário amolecê-las.

Retire um pouco de creme hidratante de mãos e unte, uma a uma, cada unha junto à raiz com uma ligeira massagem (em vez do creme hidratante pode também mergulhar as unhas num recipiente com água morna). Espere um pouco (cerca de 3 minutos) para que amoleçam por completo.

4º passo

Depois, com a ajuda da espátula arraste as cutículas para trás. Com o alicate, e com muito cuidado para não fazer sangue. Corte o excesso das cutículas, ou seja a pele que fica levantada. Após este passo, caso seja necessário, pode ainda polir as unhas com uma lima própria. Mas apenas se estas estiverem sem brilho natural.

5º passo

Hidrate as mãos. Depois de absorvido o creme, passe a base fortalecedora. Quando esta secar pinte as unhas de acordo com o seu gosto pessoal. Estão prontas!

Dicas finais

O mais importante de tudo e o passo inicial é hidratar as unhas. Depois lixá-las da melhor maneira possível, sempre com todo o cuidado do mundo para não errar e não se machucar, após isso faça um polimento nas unhas. Nós recomendamos que você use a lixa de vidro. O polimento se faz no máximo uma vez ao mês. Por isso não exagere neste método. Pois ele agride muito as unhas. Por isso deve usar um creme para remover a cutícula, não use o alicate.

Agora lave todas as mãos e tire todos os resíduos. Hidrate as unhas e as mãos com alguma cera de sua preferência. Depois disso passe a base por cima da cera nutritiva, após isso espere algumas horas para secar, após isso passe a primeira camada de esmalte, use a técnica das três pinceladas, agora tire as imperfeições com o “pauzinho de laranjeira”. Por fim, espere a primeira camada secar por completo e realize a terceira camada. No começo pode-se parecer complicado, porém, no decorrer dos treinamentos você pega o jeito rapidamente.

Muitas mulheres preferem fazer suas próprias unhas, por dois grandes motivos. Primeiro que nem todas que tem dinheiro para ir toda semana na manicure, e segundo porque são muitas as manicures que causam dor em suas clientes durante esse processo.

Nada de cutículas a seco, não se esqueça da base, preserve o esmalte por mais tempo e cuidado ao lixar as unhas.

Passo a passo para fazer a manicure em casa

  1. Use o removedor de esmalte para retirar o esmalte antigo se tiver, não use acetona pois receca as cutículas e as unhas
  2. Corte as unhas com a tesoura, se estiverem muito grandes, se não fica mais fácil de quebrar
  3. Lixe as unhas e deixe-as no formato que desejar
  4. Passe o hidratante ou amolecedor de cutícula, massaje bem e deixe agir por alguns minutos
  5. Empurre com cuidado as cutículas com a pauzinho de laranjeira
  6. Use o alicate para as cutículas que ficaram levantadas, mais não tire todas
  7.  Limpe-as bem e passe a base fortalecedora
  8. Passe o esmalte de sua preferência, são duas camadas
  9. Limpe o excesso com um palito com um algodão enrolado na ponta e molhado com o removedor de esmalte
  10. Para finalizar passe o óleo, ou spray secante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *