Como organizar o guarda roupa de forma eficiente e correta

Saber organizar guarda roupa é uma tarefa que não é nem um pouco fácil, mas é extremamente recompensadora.

Um guarda roupa organizado promove bem estar, qualidade de vida, e o seu oposto, que é a bagunça, resulta em stress, desgaste e maior consumo de tempo do dia a dia. Quando nos preocupamos em como organizar o guarda roupa, tarefas tão simples como se vestir antes de ir trabalhar passa a ser mais prazerosas, consumir menos tempo, e serem executadas de forma melhor.

Mas, por onde começar a organizar o guarda roupa? A maioria das pessoas tem essa dificuldade, bem como a de definir o espaço certo para cada tipo de peça. Então, vamos aprender hoje algumas formas super eficazes para deixar o seu guarda roupa organizadinho!

Prepare-se para organizar guarda roupa

Antes de qualquer coisa, é preciso se preparar para organizar, portanto:

  • Separe caixas, divisórias, caixas organizadoras, colméias, potinhos – use a criatividade para reutilizar produtos como itens organizadores.
  • Padronize os cabides, isso colabora para uma melhor estética e facilita na hora de encaixar.
  • Tenha cabides para necessidades específicas, como roupas de festa, casacos e ternos para conservar melhor as peças. Cintos também se beneficiam de cabides específicos
  • Limpe o cômodo e retire todos os itens de dentro do guarda roupa. Tentar organizar com objetos dentro do guarda roupa não é a forma correta de fazer uma arrumação eficiente.
  • Limpe o guarda roupa, aproveitando que está vazio. Passe um pano com vinagre branco  em todas as divisões, que ajuda a combater o mofo.
  • Separe os itens para descarte e doações

Com esses passos concluídos, vamos começar de fato a organização.

A Organização

Separe as roupas fora da estação

O primeiro passo para uma organização efetiva é, Separar as roupas fora da estação. Para tal, você pode usar caixas organizadoras com orifícios, e colocá-las num cantinho mais alto do guarda roupa, já que não vão ser muito utilizadas. Mas sempre de forma organizada! Blusa com blusa, calça com calça, etc. e sempre tomando o cuidado para proteger as peças.

Organize as roupas íntimas

Separe uma gaveta de fácil acesso para guardar as roupas íntimas. Para facilitar a visualização, o ideal é utilizar divisórias.

Separe as roupas por tipo e cor

Tanto as peças que devem ser penduradas em cabides como as que vão para gavetas ou divisórias. Esse tipo de organização facilita muito na hora de encontrar um item e visualizar o que for necessário.

Separe o que é blusa, calça, vestido, saia, e então separe por tipo de ocasião a ser usada, tecido. Depois de separar os tipos, organize por cores de acordo com sua preferência.

Pendure as peças nos cabides

Pendure tudo aquilo que deve ser pendurado nos cabides, seguindo a idéia de separação por tipo e cor e deixando as mais pesadas e compridas em um canto. Pendure todas com os cabides sempre para dentro.

Guarde as demais roupas em gavetas ou divisórias

Dobre bem as peças para otimizar o espaço, e guarde-as nos seus devidos lugares.

Use e abuse dos organizadores para demais itens

Sapatos, cintos, lenços, bijuterias e todos outros itens devem ser guardados em organizadores.

Gostou das nossas dicas para organizar guarda roupa? Tem mais alguma dica de organização essencial? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *