Plantas em casa: Aprenda como encher o seu ambiente de vida!

Quem tem plantas em casa é mais feliz, a própria ciência já diz. Aprenda a escolher e cuidar e trazer mais alegria para sua casa

Na busca do bem estar, o primeiro lugar que se trabalha é a nossa própria casa. E é inegável o bem estar proporcionado pelo contato com a natureza. Ter plantas em casa é uma forma de buscar esse contato, e não só isso: elas preenchem o lugar, embelezam e dão uma sensação de aconchego, podendo transformar o ambiente de forma profunda e muito mais vida a casa.

E para ter plantas em casa, não é preciso de uma varanda grande e muito menos um quintal. No post de hoje, trazemos idéias e opções de plantas que se adaptam muito bem em áreas internas e que até aguentam o ar condicionado.

Vamos conhecer algumas dessas dicas e espécies?

Primeiro: aprendendo a escolher quais plantas em casa são melhores pro seu ambiente

Escolher a planta certa para se cultivar dentro de casa depende das condições de cada ambiente, como por exemplo quantidade de exposição a luz e umidade relativa.

Portanto, antes de fazer a escolha de uma planta para um determinado cantinho da casa, observe se aquele espaço recebe uma quantidade boa de luz, se o sol bate ali e também em quais horários que ele bate. Esse último item é muito importante, pois a intensidade do sol é maior em horários próximos ao meio dia, e enquanto existem plantas que gostam e precisam de sol há também aquelas que não se dão bem com o sol, e podem morrer se expostas a sol muito intenso diariamente.

A dica aqui é escolher espécies de plantas que se adequem ao seu ambiente e também a sua rotina. Alguém com uma rotina muito intensa, ou que tenha que fazer viagens frequentes, por exemplo, não se adequaria bem com plantas que precisam ser regadas com muita regularidade.

Dicas de espécies de plantas para se ter em casa

Orquídea

A orquídea é uma das preferidas quando o assunto é plantas em casa, com suas flores em diversas e belas cores.

As orquídeas são plantas que se dão melhor com iluminação indireta (meia sombra). Um indicativo para ver se essa planta está recebendo a iluminação e quantidade de sol adequada é ficar atento a folhagem: se ela ficar muito escura, é porque a planta precisa ser mudada para outro local!

Samambaia

Outra muito escolhida para se cultivar em casa, a samambaia deixa qualquer ambiente cheio de vida com seu volume majestoso. E justamente por essa característica, prefira colocar a samambaia em lugares mais altos.

O local deve ter iluminação indireta ou difusa. E não receber muito vento, pois o vento é extremamente prejudicial para essa planta.

Palmeira-leque

Essa planta é linda e dá um ar muito sofisticado a casa e chama a atenção de quem passa pelo ambiente. Tem crescimento lento, e por isso é uma boa opção para cultivo em vasos.

Para que essa planta tenha uma boa saúde, é necessário colocá-la em ambientes claros, iluminados e amplos.

Ela não se dá bem com vento e ar condicionado, e precisa de ser adubada.

Cróton

Com suas folhas coloridas e grandes, o cróton é uma excelente escolha para uma casa mais alegre e viva.

Seu potencial estético só consegue ser realmente atingido se colocada em lugares que recebam muito sol, e sem ar condicionado.

Ao manipular essa planta, no entanto, utilize luvas pois a seiva dela pode ocasionar irritações na pele.

Gostou das nossas dicas? Qual a sua planta favorita? Conte para gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *