Rosácea: Causa, Sintomas e Tratamento

rosácea

A rosácea é um problema de pele que tende geralmente a surgir na área central do nosso rosto, no entanto esta também se poderá alastrar para o queixo, a testa, os olhos e o nariz. O tratamento de rosácea atua essencialmente para combater a alteração alteração da cor da pele, bem como pelo aparecimento de ardor sobre a zona afetada.

Como saber se é rosácea

Inicialmente este problema de pele manifesta-se através do aparecimento de uma vermelhidão e do aumento da sensação de calor sobre o rosto, essencialmente quando se consome bebidas alcoólicas, bebidas quentes, ou quando nos encontramos num lugar quente.

Numa segunda fase, a vermelhidão poderá levar a que surjam edemas na face, podendo mesmo na maior parte dos casos existir uma visibilidade dos vasos sanguíneos. No entanto, em casos mais graves, a rosácea poderá originar pequenas bolhas com pus, estas que na maior parte dos casos acabam por ser confundidas com acne.

Como atenuar este problema

  • Deve fazer uma alimentação saudável;
  • Evite consumir bebidas alcoólicas e bebidas quentes;
  • Evite permanecer em locais muito quentes;
  • Evite exposição prolongada ao sol;
  • Nunca deve coçar a zona afectada;
  • Nunca deve aplicar cosméticos com álcool;

 Tratamento de Rosácea

Tal como muitos outros problemas de saúde, ao deparar-se com este, nunca se deve automedicar, sendo deste modo fundamental o acompanhamento médico.

Pois se quer eliminar este problema, só um médico especializado lhe conseguirá indicar o tratamento mais adequado a si, pois como deve saber, o tratamento a implementar poderá variar consoante a gravidade e o avanço do seu problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *