Ao cuidar da sua saúde você vai estar cuidando, consequentemente, da saúde do seu filho. Tudo o que você consome vai ser transmitido ao seu bebê. Por isso não coma nem beba nada que possa prejudicar o pequeno. Uma das coisas mais importantes que uma mãe deve fazer pelo seu filho é ter uma boa alimentação na gravidez.
Você deve fazer uma dieta equilibrada (aumentando a ingestão de legumes crus e frutas frescas e reduzindo os alimentos açucarados, salgados e de conserva) e tomar as vitaminas e suplementos minerais recomendados pelo seu médico.
Além de aumentar a quantidade de ferro e de ácido fólico ingeridos você também vai precisar de mais proteínas. Evite os ovos crus, as carnes de conserva, batatas fritas, frutos secos salgados, molho de soja e quantidades excessivas de mostarda e de molho de tomate.
Beba sucos puros da fruta, evitando aqueles de pacote que não são 100% da fruta. Álcool nem pensar! Mesmo sendo apenas um copo de vinho diariamente ou até algumas vezes por semana pode fazer mal ao seu bebé, por isso é melhor evitar o álcool completamente durante a gravidez.
Tudo que você beber vai direto para a corrente sanguínea do bebê através da placenta, e terá o dobro do efeito no sistema dele. Beber álcool excessivamente põe o feto em risco de sofrer da síndrome fetal alcoólica (SFA), que provoca atrasos no crescimento e na função mental, cabeça de tamanho reduzido e malformações faciais e cardíacas.
Os efeitos do álcool são diferentes para cada mulher e cada bebê, mas cerca de 40% dos bebês cujas mães beberam muito durante a gravidez são afetados pela SFA. Esta doença não tem cura e os bebês sofrerão com outros vários defeitos congênitos, físicos e mentais, relacionados com o álcool.
A cafeína é outra grande vilã! Estudos sugerem que a cafeína (presente no café, chá e chocolate quente) pode aumentar o risco de aborto. A maioria dos médicos recomenda que as futuras mamães evitem tomar mais do que uma a duas xícaras de bebidas com cafeína por dia e sugere que tente eliminar essas bebidas por completo.
As bebidas não alcoólicas, com elevado teor de açúcar e baixo teor de nutrientes essenciais, podem causar aumento de peso. Então beba água, suco de fruta e leite. Na maioria das vezes, os chás de ervas não farão mal para o seu bebé, mas por via das dúvidas fale antes com o seu médico.
Está grávida e não sabe qual a alimentação adequada a ter?
Evite os seguintes alimentos e bebidas:
- Carne mal passada, [risco de toxoplasmose];
- Marisco [salmonelas];
- Café, chá, bebidas com gás e bebidas alcoólicas;
- Queijo de leite não pasteurizado. Corre o risco de contrair brucelose.
O que deve fazer
- Cozinhe bem os alimentos,
- Se consumir alimentos crus devem lave muito bem;
- Consuma muita água (Aproximadamente 1,5 L);
- Beba muito leite, pois o seu bebê precisa de cálcio;
- Evite gorduras de carnes;
- E não consuma alimentos bastante condimentados
Alimentos recomendados durante a gravidez
- Leite, iogurte, queijo e manteiga, (porque contém cálcio);
- Carne, peixe, ovos (contém proteínas);
- Ervilha, feijão, grão( forte em proteínas vegetais);
Consuma fruta e vegetais em todas as suas refeições (Porque contém vitaminas e sais minerais);